segunda-feira, 29 de abril de 2013


Governo vai rever o projeto Centro Vivo em São José


 Cenário limpo. Árvores da praça do Sapo, antigo ponto tradicional de camelôs da área central de São José; governo Carlinhos Almeida (PT) estuda projeto do Centro Vivo e não descarta mudanças

Secretário de Planejamento está encarregado de estudar a proposta e sugerir adequações; empresários cobram rapidez

São José dos Campos
O programa Centro Vivo, elaborado na administração do ex-prefeito Eduardo Cury (PSDB) para revitalizar o centro de São José dos Campos, será revisto pelo governo do prefeito Carlinhos Almeida (PT).
O plano foi elaborado e estava sob a coordenação do Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) e foi transferido para a Secretaria de Planejamento Urbano.
"As políticas públicas são definidas e desenvolvidas pela administração direta", disse o prefeito a O VALE , ao confirmar a mudança de rumos do projetos.
Carlinhos afirmou que as linhas gerais do programa serão mantidas, mas frisou que sempre "há possibilidades de mudanças".
"O secretário de Planejamento está encarregado de estudar a proposta do Centro Vivo e fazer sugestão de adequação", afirmou.
Carlinhos, no entanto, disse que os projetos em execução serão mantidos, como o da Galeria Pedro Rachid, na rua Humaitá.
O local está em reforma e, pela proposta original, irá abrigar a Unidade de Especialidades da Secretaria de Saúde e repartições municipais, como protocolo.
O prefeito já definiu que haverá mudanças. "Vamos transferir da rodoviária velha (Terminal Central) para a galeria o serviço de atendimento a idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais", afirmou.
Estão em andamento também a reforma do entorno do Mercado Municipal e da praça João Mendes (Praça do Sapo).
Ampliação. 
O secretário de Planejamento Urbano, Emmanuel dos Santos, relatou que o Centro Vivo já está em fase de reestudo pelos técnicos.
Ele disse que o objetivo é ampliar o conceito de revita-lização proposto no programa para outras regiões.
"Queremos um plano mais amplo, para atingir também a centralidade de outros bairros", afirmou o secretário.
Emmanuel confirmou que o destino de uso da Galeria Pedro Rachid será revisto.
"Estamos analisando outras alternativas para o local".
Operação. 
O secretário de Planejamento destacou que o Centro Vivo também será inserido na nova Lei de Zoneamento que o governo planeja editar nos próximos quatro ano.
Uma das possibilidades é a criação da chamada Operação Urbana Centro Vivo, com diretrizes para a revitalização do centro. "Recebemos um estudo do governo anterior que precisa ser aprofundado e debatido com a comunidade", disse o secretário.
Para o presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial), Felipe Cury, o importante é que o programa "deslanche mais rápido".


Retirada dos camelôs faz aniversário 
Um dos principais marcos do programa de revitaliza-ção do centro de São José dos Campos, a remoção dos ambulantes das ruas e praças da região, completa um ano na próxima terça-feira.
A liberação dos espaços públicos dos camelôs foi uma das bandeiras da gestão tucana, mas o resultado está longe de ser totalmente positivo.
Realocados para dois novos camelódromos --a Rodoviária Velha e praça João Mendes (Sapo)-- os ambulantes se queixam de que enfrentam dificuldades e foram abandonados pela prefeitura.
A pior situação é a do camelódromo da praça João Mendes, para onde foram levados 42 ambulantes.
Mais da metade praticamente desistiu de permanecer no local pela falta de infraestrutura e de público. "Aqui vive às moscas. Não deu certo mesmo. Muita gente nem abre mais o box", disse Celso Lemes, que trabalha no local.


pag15 2


SAIBA MAIS

RevitalizaçãoPrograma Centro Vivo foi elaborado para revitalizar o centro de São José dos Campos

Ações
As ações foram previstas para um horizonte de 10 anos

Primeiras medidas
As primeiras medidas práticas foram a restauração da Igreja São Benedito, revitalização de praças e melhoria da iluminação pública

Em andamento
Estão em andamento as obras de revitalização da praça João Mendes (Sapo) e do entorno do Mercado Municipal

Calçadão
Também prevista no Centro Vivo, a travessa Chico Luiz, ao lado do mercado, foi transformada em calçadão, mas ainda falta completar o projeto, como retirada de postes e instalação de floreiras e bancos
 pag15 3

pag 15 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário